O terror chega a Lisboa

0
195

MOTELx 3ª ediçãoO MOTELx, 3º Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, decorrerá de 2 a 6 de Setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa (Portugal). Este ano con novidades muito interesantes: uma secção competitiva com curtas-metragens de terror portuguesas, a evolução natural para um festival que quer fomentar o cinema de terror nacional, escavando bem fundo na psique deste velho país. A Inquisição travou a literatura, o Estado Novo o cinema, mas neste momento não há desculpas para não quebrar as barreiras da representação fílmica nacional e começar a aventura dos géneros.

O grande destaque desta edição é, contudo, o número esmagador de longas-metragens recentes e inéditas em Portugal, 26 de 35 longas em exibição, a prova cabal do crescimento deste MOTELx de estadia curta. EUA, Canadá, Austrália, Espanha, França, Bélgica, Noruega, Finlândia são alguns dos países hospedados mas haverá também mais hóspedes asiáticos, mais concretamente, Japão, Tailândia e Indonésia. Cada sessão será complementada por uma curta-metragem e esperam-se mais convidados para apresentarem os seus filmes.

Este ano haberá vários hóspedes de luxo (mais a anunciar): Stuart Gordon, o autor de um dos maiores clássicos de terror dos anos 80, Re-Animator, o polêmico John Landis, coa versão remastered de An American Werewolf in London (EUA/1981), e mais o francês Yves Montmayeur, realizador, jornalista e crítico de cinema.

O programa e mais a os horários estão já disponíveis no Web oficial de MOTELx.