Lovecraft inspirou BD portuguesa

2
476

Murmúrios das ProfundezasO universo fantástico do escritor H.P Lovecraft serviu de inspiração para a banda desenhada Murmúrios das profundezas, a editar esta semana, que reúne seis contos escritos e desenhados por oito autores portugueses.

Murmúrios das profundezas, que foi lançado hoje sábado na Casa da Animação, no Porto, é um projecto de Rui Ramos, um geólogo de formação, autodidacta em banda desenhada, que convidou sete outros autores para escrever e desenhar contos inspirados na obra de Lovecraft.

Cada frase que eu leio de Lovecraft desperta-me ideias para outras histórias“, disse Rui Ramos, 30 anos, à agência Lusa, referindo que descobriu a obra daquele escritor por causa de um curso de escrita criativa.

O livro, uma edição de autor com uma tiragem de 200 exemplares, reúne seis contos escritos e desenhados por Rui Ramos, Diogo Campos, Flávio Gonçalves, Luís Belerique, Ricardo Reis, Diogo Carvalho, Phermad e Vanessa Bettencourt, todos eles tendo em comum o gosto pela BD e por Lovecraft.

Rui Ramos conheceu-os através do fórum de BD na Internet Central Comics e em festivais de banda desenhada. Todos eles têm formação diversa, que vai da astronomia ao design, e são de diferentes cidades, de Braga a Faro.

O ponto de contacto para fazer Murmúrios das profundezas ao longo do último ano foi mesmo a Internet, com a troca de textos e esboços de histórias a ser feita por correio electrónico.

Quando se preparam para lançar Murmúrios das profundezas, cuja apresentação na Casa da Animação será acompanhada por uma exposição a descorrer do 26 de Julho ao 5 de Setembro com os esboços originais, os autores estão já a trabalhar numa nova BD, intitulada Voyager.

Esta BD, que sairá em 2009, mantém-se no registo do fantástico e ficção científica e tem apenas uma personagem, um viajante que se aventura por mundos paralelos à Terra.

2 Comentários

  1. Só hoje tive conhecimento deste site e fiquei bastante surpreendido por termos sido notícia há já 3 anos na Galiza (terra que me é bastante querida).

    Quero aproveitar para vos agradecer as palavras e anunciar que o Voyager está finalmente pronto e à venda.

    http://voyagerbd.blogspot.com/

    Abraço,

    Rui Ramos

Comments are closed.